sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O louvor seja a Deus somente!



Hoje termina o Ramadão, um período de um mês jejuando durante o dia para, em suma, relembrar a mensagem do Alcorão. Portanto, hoje é dia de celebração do fim de tal esforço (Eide) e de tal forma que, ao acorrerem à casa de adoração (machide: mesquita), os muçulmanos devem proclamar em viva voz principalmente tal declaração: “Deus é o Maior! Não há deus senão Deus! O louvor seja a Deus somente!” — “Alarro arcbar! La ilá ilarrá! Ua ularrio rande!”.
A primeira destas exclamações é aquela que provavelmente mais identifica os muçulmanos, pois sempre os vemos a usarem-na principalmente em manifestações de protesto: “Alarro arcbar! Alarro arcbar! Alarro arcbar!” — “Deus é o Maior! Deus é o Maior! Deus é o Maior!”
O ignorante preconceituoso e arrogante é logo tentado a pensar então que tal declaração só poderia ser coisa de muçulmano mesmo, tão simplória o é. No entanto, a grande maioria de nós que fomos educados nesta parte do mundo controlada pelo homem branco nem sequer imagina que tal lema, além de resumir perfeitamente bem o ponto mais importante da mensagem do Alcorão, assemelha-se àquele que na Europa só veio a ser empregado 500 anos depois por um santo inglês como argumento lógico para demonstrar a existência de Deus, e de tal importância que até hoje nem a linguística conseguiu refutá-lo convicentemente. Anselmo — que sem dúvida foi um homem de Deus — disse: “Deus é aquele do qual um maior não se pode pensar!”
Ora. Apesar de tudo, não tenho dúvida que qualquer Latino-Americano comum ao ouvir tal expressão não reagiria senão como qualquer criança também o faria: “É isto mesmo! Tem lógica! Deus é o Maior!” Este é o espírito inerente à mensagem do Alcorão, ao que os muçulmanos nos tem a dizer enquanto povo que como nós persiste, apesar de todo o sofrimento que lhe é impingido, em crer em Deus, na vida, e na vitória final do bem na terra: a vitória dos amigos de Deus.

Alcorão 5:56: “É a Fraternidade de Deus que deverá certamente triunfar”

O SURPREENDENTE SIGNIFICADO DO RAMADÃO